Um estudo conduzido pela ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), intitulado “Missões para a Indústria Química no Brasil”, destaca como o Brasil pode maximizar suas vantagens competitivas em gás natural e energia renovável para impulsionar o crescimento da indústria química no País. A ideia central é adotar a química verde como um diferencial, explorando o potencial do gás natural, bioprodutos, energia renovável e saneamento como pilares essenciais para o desenvolvimento.
A pesquisa ressalta oportunidades significativas para inovação, incluindo a utilização estratégica de biomassa em substituição a insumos fósseis, a produção de hidrogênio verde e outros produtos químicos eletrointensivos. Entre as metas apontadas estão a redução das emissões de gases de efeito estufa, aumento do uso de fontes renováveis na matriz energética ( a matriz energética do Brasil é uma das mais sustentáveis do mundo, gerando cerca de 85% da nergia de fontes limpas, tais como hídrica, eólica e solar), aumento dos investimentos no setor para a média de US$ 5 bilhões por ano e redução do déficit da balança comercial de produtos químicos para US$ 30 bilhões até 2030. O efeito da realização dessas e de outras metas, aponta a Abiquim, elevaria o valor agregado da química na atividade industrial, aumentaria a arrecadação de tributos e geraria mais empregos. A modernização da indústria química de base, com conceitos de tecnologia, escala e rotas sustentáveis, tornará o Brasil uma potência nesse setor. Os combustíveis fósseis (ainda com consumo crescente), serão substituídos como fonte de energia gradativamente. O petróleo e o gás deverão ser utilizados como matéria prima será uma necessidade par agregar valor ao petróleo e gás extraídos.
É fundamental um programa coordenado pelo governo federal para impulsionar a competitividade da indústria química nacional. A Kalium Chemical está pronta para esse movimento em direção a uma indústria química mais sustentável e competitiva!
Confira o estudo na íntegra clicando aqui. (https://sinproquim.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Missoes-da-Industria-Quimica-2022-2023-2.pdf)